Notícias / Notícias



Organizações enviam ao Congresso Nacional pedido de cassação do Deputado Bolsonaro


BolsonaroNesta sexta-feira (11), organizações de defesa dos direitos das mulheres e direitos humanos enviaram à Mesa Diretora e ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados uma carta pública para pedir a cassação do parlamentar Jair Bolsonaro.

No último dia 09, durante uma plenária, o deputado voltou a insultar a deputada Maria do Rosário, dizendo que não a “estupra” porque “não merece”. A declaração veio logo após discurso da parlamentar, que criticou a ditadura militar na data que antecedia o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Bolsonaro repetiu o mesmo xingamento que já havia dito anteriormente.

Após o insulto, o deputado passou também a proferir um discurso contrário aos Direitos Humanos, dizendo que esses defenderiam “bandidos, estupradores, marginais e até corruptos”.

Em repúdio a essas declarações, mais de 35 organizações da sociedade civil assinam o documento que está sendo protocolada no Congresso Nacional. Os assinantes consideram que “[...]este senhor proferiu um discurso desrespeitoso para com as mulheres, fez apologia à violência sexual contra as mulheres, violou todos os princípios dos tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário, desacatou autoridades governamentais da UNASUL, promoveu a xenofobia além de ferir a dignidade da população cubana, haitiana e migrantes hoje vivendo no Brasil”.

A Terra de Direitos é uma das organizações que assina o documento.

Leia a carta na íntegra.




Eixos: Política e cultura dos direitos humanos