Notícias / Notícias



Especial Ocupação da Amazônia pelo mercado: impactos da mineração para os povos de Barcarena (PA)


Produzido em parceria pelo Le Monde e Terra de Direitos, episódio em podcast destaca como povos e comunidades tradicionais da região foram afetados pelas grandes mineradoras Hydro Alunorte e Imerys Capim.

 

Nesta segunda-feira (15) a Terra de Direitos e o jornal Le Monde lançaram o especial Ocupação da Amazônia pelo Mercado, uma produção em parceria e que analisa como os megaempreendimentos afetam, especialmente, os povos e comunidades tradicionais da Amazônia. 

O primeiro episódio, disponível em podcast em várias plataformas, aborda os impactos socioambientais da atuação de duas grandes mineradoras, a Hydro Alunorte e a Imerys Capim, em Barcarena, no nordeste do Pará. Para isso,a conversa envolve a liderança do Quilombo São Sebastião do Burajuba (PA), Arivaldo Moraes Brandão; a professora e pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rosa Acevedo; a presidente da associação da comunidade quilombola Sítio São João (PA), Sandra Amorim; a assessora jurídica da Terra de Direitos, Selma Corrêa; e o coordenador administrativo da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), Aurélio Borges.

Escute aqui o programa.

*Caso não consiga escutar neste player, o episódio está disponível aqui também. 



Ações: Impactos de Megaprojetos

Eixos: Terra, território e justiça espacial