Violações de Direitos Humanos: Engenhos de Contra-açúde e Buscaú


O relatório tem o objetivo de fazer um levantamento amplo da situação vivida pelos moradores dos engenhos Contra-Açude e Buscaú, localizados no município de Moreno, estado de Pernambuco. A região tem como característica diversas violações de direitos humanos.

As organizações que o assinam priorizam o fato de que o caso relatado tem sido objeto de denúncias dirigidas aos órgãos oficiais competentes. Contudo, em que pesem os esforços realizados, as violações persistem e se agravam.

Considerando isso, esse relatório,fruto de um trabalho coletivo de campo e de pesquisa, dá sustentação aos espaços institucionais e da sociedade civil com informações sobre diferentes aspectos das violações. Além disso, espera-se que esse documento possa servir como instrumento de monitoramento da região, e para tanto, foram anexados diversos documentos que demonstram a gravidade da situação.

Por fim, trata-se de um documento de propostas, na medida em que apresenta 
recomendações a diversos órgãos públicos, para adoção de medidas de enfrentamento dos problemas identificados, em busca da garantia dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
 

>> Confira o relatório na íntegra