Dossiê Ilhas de Sirinhaém


O dossiê Ilhas de Sirinhaém apresenta uma série de violações de direitos humanos e ilegalidades de atos policiais e em prisões durante o conflito por terra que durou quase 30 anos no conjunto de 17 ilhas localizadas no estuário do Rio Sirinhaém, no município de mesmo nome, na mata sul de Pernambuco.

O conflito entre pescadores e pescadoras artesanais da Ilhas de Sirinhaém, região de mangue, e a pela Usina Trapiche, produtora de açúcar e álcool, se intensificou a partir de 1998 quando dezenas de famílias começaram a sofrer despejos arbitrários do local, ordenados pela Usina.

Através de ameaças e uma série de violência contra os pescadores e pescadoras tradicionais, a Usina expulsou a maior parte da população que residia no local, desmatou sítios plantados há décadas, derrubou e incendiou casas dos moradores que resistiam.

O dossiê produzido pela Terra de Direitos e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) compila as principais denúncias feitas pelas entidades, somando mais de 60 documentos encaminhados a mais de 15 órgãos públicos federais, estaduais e organismos internacionais contra as ações violadoras de direitos humanos da Usina Trapiche S.A.

>> Confira o dossiê Ilhas de Sirinhaém completo

ICHA TÉCNICA

Título: Dossiê Ilhas de Sirinhaém

Recife: Terra de Direitos, 2008. 43 p.