Especial 25 de julho - Tantas crises, múltiplas resistências: mulheres negras e o sistema de justiça

24/07/2020
Assessoria de comunicação Terra de Direitos

 

Especial 25 de julho -  Tantas crises, múltiplas resistências: mulheres negras e o sistema de justiça 

As mulheres negras brasileiras estão à frente da condução de famílias, empresas, comunidades, organizações e coletivos populares.Assumem a liderança de ações de pressão aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Ocupam e reivindicam - como lhes é de direito e ainda em porcentagem insuficiente - assentos nas universidades, na pesquisa, em cargos representativos. E resistem diariamente - com suas falas, corpos e vozes políticas - a uma sociedade, ao mercado e ao Estado, que diariamente as  as colocam  em um lugar de subalternidade e violência cotidiana.

Acobertado pelo mito da democracia racial e pelo esforço de uma elite que atua para manter como presente um passado escravocrata, as dores geradas pela desigualdade salarial, pela maior incidência da violência, pelo encarceramento como ação do Estado são sentidas e (re)conhecidas - quase que exclusivamente - pelas mulheres negras. Além da pesada mão do racismo, pesam sobre elas o machismo, a discriminação de classe e a negação das suas próprias histórias e ancestralidade.

À tudo isso,as , mulheres negras, buscam resistir. Mulheres negras do campo, da cidade, das águas, das florestas, dos territórios tradicionais, das periferias, dos quartos de empregadas, das ruas. 

E a resistência também se faz junto ao sistema de justiça. Este um lugar que ainda reproduz uma sociedade que se quer branca e masculina, é lugar também de incidência e ocupação por mulheres negras.

No Especial produzido pela Terra de Direitos para Dia das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas e Dia Nacional Tereza de Benguela, celebrado em 25 de julho, vamos conhecer um pouco em uma animação e história em quadrinhos como as lutas de uma mulher quilombola de Ananindeua (PA) e de uma advogada popular negra do Rio de Janeiro (RJ) estão em diálogo e conectadas.

Viva Tereza de Benguela!

Viva as mulheres negras!

:: Veja abaixo a animação preparada para este especial.


:: Veja a animação Tantas crises, múltiplas resistências: mulheres negras e o sistema de justiça.
(Baixe o PDF)