Acervo / Vídeos



Vídeo relembra a Conferência de Beijing e os desafios para garantia dos direitos das mulheres



Em 1995 foi realizada em Beijing na China, a mais importante conferência das Nações Unidas sobre a Mulher. Após 20 anos, com muitos motivos para comemoração e muitos desafios a serem superados, a Fundação Heinrich Böll convidou quatro mulheres de diferentes gerações para que refletissem sobre os avanços na luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

O resultado dessa iniciativa foi o vídeo "Beijing+20 - Desafios e conquistas das mulheres no Brasil", com legendas em inglês e português, que faz parte do Dossiê Beijing+20, organizado pelo Instituto Gunda Werner, o instituto feminista da Fundação Heinrich Böll, que inclui também artigos sobre a situação das mulheres de várias regiões do mundo.

Além de alertar para os riscos de retrocessos de direitos e registrar os grandes desafios que existem nos caminhos para a equidade de gênero no Brasil, o vídeo também busca inspirar, porque mostra que as mudanças são possíveis: “Me motiva pensar que somos nós que construímos essa sociedade e eu, enquanto sujeito social, tenho poder de intervenção e se eu tenho o poder de intervenção, imagina uma comunidade toda. Imagina se a gente se organiza e se articula em um movimento de mudança, a gente pode fazer tudo, a gente pode desconstruir este mundo e fazer um novo”, diz Ana Gualberto, uma das participantes.



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos