Acervo / Vídeos



MST | 30 anos de Annoni


A histórica ocupação da Fazenda Annoni, no dia 29 de outubro de 1985, marcou a primeira grande ação do Movimento Sem Terra (MST). Símbolo de resistência da luta pela terra, 30 anos depois a história da ocupação virou filme, "Annoni: 30 anos".

Para resgatar o histórico da ocupação do latifúndio da Annoni, que levou 7 mil trabalhadores rurais sem-terra organizados a ocuparem seu primeiro território no Rio Grande do sul, e para celebrar a passagem desses 30 anos de resistência e frutos da reforma agrária conquistados por essas famílias assentadas, o MST-RS produziu o vídeo de 11 minutos.

“A medicina cubana, que me ensinou que o bem mais importante é a vida humana acabou juntando as duas coisas. Aquilo que as famílias começaram a lutar por terra (...) se transformou em algo muito maior e mais bonito, que é o sonho de transformar a sociedade brasileira, para que todos tenham acesso a viver bem, como aquelas famílias da fazenda Annoni, que hoje vivem bem”, comemora Marcos Tiaraju, médico, filho da militante Roseli Nunes. A primeira criança a nascer na ocupação da Annoni.

>> Assista: 



Ações: Conflitos Fundiários
Eixos: Terra, território e justiça espacial
Tags: ANNONI: 30 ANOS,MST,OCUPAÇÃO ANNONI