Acervo / Publicações



Vidas em luta: criminalização e violência contra defensoras(es) de direitos humanos no Brasil (2019-2022)


Quarta edição do Dossiê Vidas em Luta registra um retrato histórico do Brasil de Jair Bolsonaro.

“Eles agrediram e prenderam indígenas dissidentes e eu estaria morta também se eu não tivesse saído 30 minutos antes da minha casa em Ronda Alta, cidade próxima da Terra Indígena Serrinha. Encostou uma caminhonete com gente armada em frente à minha casa me procurando. Eu preferia não ter passado pelo trauma de ter que sumir do dia para noite e deixar todas as minhas coisas para trás.”

A declaração é de Fernanda Kaingáng, do Instituto Indígena Kaingáng. Ela se encontra exilada da Terra Indígena Serrinha desde outubro de 2021, por ter auxiliado o Conselho de Anciãos do Povo Kaingáng a denunciar o arrendamento ilegal das terras indígenas no Rio Grande do Sul, sob a chancela da Funai e do Ministério Público Federal, que beneficia os brancos do agronegócio plantadores de soja.

O conflito dentro das terras do Povo Kaingáng, junto com outros sete casos emblemáticos de violações de direitos humanos acompanhadas pelo Comitê Brasileiro, fazem parte da 4ª edição do dossiê: “Vidas em luta: criminalização e violência contra defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil”.

Este e outros relatos  estão neste estudo inédito e histórico no qual o Comitê Brasileiro analisa a precarização do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), como responsável pelo aumento de mortes e de ameaças a DDHs no país.

ACESSE AQUI

Ficha Técnica
Realização: Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos
Coordenação Política: ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), Artigo 19, CFEMEA (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), CIMI (Conselho Indigenista Missionário), Justiça Global, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Terra de Direitos
Pesquisa e Textos: Layza Queiroz Santos, Marcos Napoleão do Rêgo Paiva Dias Filho, Tatiana Lima, Thiago Firbida
Revisão Textual: Cícero Villela 
Edição Final: Tatiana Lima
Projeto Gráfico e Editoração Coletivo Piu 
Pesquisadores e Colaboradores: Alane Luzia da Silva, Amara Hurtado, Ayala Ferreira, Antonio Net,o Guacira Cesar de Oliveira, Gustavo Coutinho, Layza Queiroz Santos, Luciana Pivato, Marcos Napoleão do Rêgo Paiva Dias Filho, Maria Tranjan, Sandra Carvalho, Tchenna Maso.

 



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos
Tags: Jair Bolsonaro,defensores,direitos humanos