Acervo / Publicações



Programa Terra de Direitos de Formação em Assessoria Jurídica Popular para advogadas e advogados de movimentos


Artigos da assessoria jurídica quilombola e indígena da 2ª Turma

Esta publicação, dirigida aos movimentos sociais, às organizações, comunidades tradicionais, atores do sistema de justiça, universidade, pesquisadores(as) e sociedade de modo geral, busca contar um pouco da visão que orienta o trabalho da organização na formação de advogadas e advogados populares pelo Programa TERRA DE DIREITOS de Formação em ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR para advogadas e advogados de movimentos sociais.

Iniciado em 2019, o Programa inclui formação teórica e prática, acompanhamento para o desenvolvimento de atividades e também bolsas que permitem a dedicação das(os) participantes para a assessoria jurídica popular pelo período de um ano. Seu objetivo é fortalecer justamente advogados e advogadas populares orgânicos(as) de comunidades e movimentos, permitindo romper barreiras no Sistema de Justiça, espaço historicamente negado a quilombolas, indígenas, camponeses, povos e comunidades tradicionais, e no qual se agravam também recortes de gênero e raça

A publicação aborda a compreensão de Terra de Direitos sobre a assessoria jurídica popular, o funcionamento do nosso Programa de Formação e suas turmas, bem como perspectivas, avanços e desafios para atuação da assessoria jurídica popular quilombola e indígena.

Parte essencial deste livro é também a coletânea de artigos das assessoras e assessores jurídicos quilombolas e indígenas que integraram a 2ª turma do Programa. São abordados temas pertinentes à atuação da assessoria jurídica popular indígena e quilombola, identificando cenário e mostrando caminhos de estratégias organizativas, administrativas e judiciais de defesa dos territórios tradicionais e dos modos de vida.

>> Acesse aqui a publicação. 

Ficha Técnica
Programa TERRA DE DIREITOS de Formação em ASSESSORIA JURÍDICA POPULAR para advogadas e advogados de movimentos sociais. Artigos da assessoria jurídica quilombola e indígena da 2ª Turma.
Realização:
Terra de Direitos
Organizadoras: Daisy Carolina Tavares Ribeiro e Luciana Cristina Furquim Pivato
Autoria dos artigos: Almir Gonçalvez Fernandes Cláudio Márcio Lopes Nascimento Daisy Carolina Tavares Ribeiro, Daniele Gama Tavares Edivan Lopes dos Reis Flávia Silva dos Santos Isabela da Cruz Jeferson Pereira Jordana Pires, Luciana Cristina Furquim Pivato, Naiara Bittencourt, Kathleen Cristina Tie Scalassara, Naryanne Cristina Ramos Souza, Pedro Martins e Vercilene Dias
Contribuição: Lizely Borges e Marcel Julião Pereira
Revisão: Silmara Xavier
Projeto gráfico: Sintática Comunicação
Apoio: Brot für die Welt Instituto Clima e Sociedade
Apoio institucional: Ford Foundation



Ações: Democratização da Justiça
Eixos: Democratização da justica e garantia dos direitos humanos
Tags: assessoria jurídica popular,terra de direitos,quilombola,indígena