Acervo / Publicações



Aline Maria: uma construção de vida feminista, popular e agroecológica


Semente germinada no solo fértil da luta

Agricultora, assentada da reforma agrária, advogada popular e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Aline Maria ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná pela parceria com o Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera) e graduou-se em 2019 - um dos seus sonhos lindamente efetivado. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito pela mesma universidade, teve sua vida interrompida precocemente pela Covid-19 e pela política contrária à vida implementada pelo governo federal.

Como semente, a contribuição de Aline seguirá germinando outras mulheres, defensores e defensoras de direitos humanos, pesquisadores, advogados populares e tantas outras pessoas que foram e serão impactadas pela sua história de resistência. E é a este fim que este material se propõe.

Este livro surgiu pela iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Terra de Direitos. Na construção do projeto participaram suas filhas, irmãs, amigas e professoras. A publicação contém os textos elaborados por ela ao longo da sua vida acadêmica – graduação e mestrado, com destaque para o trabalho de conclusão do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. O livro reúne artigos inéditos publicados em coautoria, capítulos de livros já publicados, relatórios produzidos por ela a partir das atividades de extensão e matérias publicadas na mídia social. Inclui-se também o belíssimo discurso de formatura que Aline, como oradora da turma, compartilhou com o público nesse dia tão importante para a Universidade Federal do Paraná e para a turma Nilce de Souza Magalhães.

Acesse aqui a publicação

Ficha técnica
Aline Maria: uma construção de vida feminista, popular e agroecológica. Semente germinada no solo fértil da luta
Realização: Terra de Direitos e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Coordenação: Eliete Virgínia dos Santos, Jaqueline Pereira de Andrade, Judite Elaine dos Santos, Karen Gabriela dos Santos Silva, Katya Regina Isaguirre-Torres, Luciana Cristina Furquim Pivato, Renata Caroline da Silva e Selma de Fatima Santos
Apoio: Ana Paula Martins Hupp, Ariane de Oliveira Araujo, Ayala Lindabeth Dias Ferreira, Cleusa Maria dos Santos, Daiane Machado, Eduarda Aparecida Domingues, Eloísa Dias Gonçalves, Gisela Lisbeth Silveira Simonovis, Iara Sanchez Roman, Letícia Santos Souza, Lizely Roberta Borges e Naiara Andreoli Bittencourt
Revisão: Silmara Vitta
Diagramação: Sintática Comunicação
Foto da capa: Wellington Lenon/MST PR



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos