Acervo / Publicações



Boletim Amazônia - Edição Especial: Emergência Climática


A Amazônia tem sido central no debate sobre as mudanças climáticas há algumas décadas. Nos últimos anos, a devastação da floresta e a violação de direitos de indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais da região avançaram, sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, um nítido negacionista das questões do clima. Agora, com o novo governo Lula, as medidas de combate à crise climática e à proteção do bioma Amazônia ganharam destaque.

Com a definição de Belém como sede da 30ª Conferência do Clima da ONU, em 2025, é preciso colocar em pauta algumas questões essenciais para o debate público, amplo e democrático sobre as mudanças do clima: quais são e como estão sendo desenvolvidas as políticas públicas sobre as mudanças do clima no âmbito do governo federal e estadual do Pará? Por que direitos territoriais devem ser prioridade nas ações contra a crise climática? Qual o papel do Estado na fiscalização e responsabilização de empresas que impactam socioambientalmente a Amazônia?

Nesta edição especial do Boletim Amazônia – desenvolvido por Terra de Direitos desde 2018 – trazemos essas e outras perspectivas de debate sobre a pauta do clima, dialogando também com lideranças e as ações produzidas pelos territórios.

Acesse aqui o Boletim.

Boletim Amazônia - Edição Especial: Emergência Climática 
Território de Lutas e Resistências 
Realização: Terra de Direitos/ Programa Amazônia
Textos: Lanna Paula Ramos, Lizely Borges, Pedro Sérgio Vieira Martins, Thais Isabelle
Apoio: José Lucas Odeveza
Projeto gráfico: Coletivo Piu 
Revisão: Silmara Xavier
Apoio: Misereor



Eixos: Terra, território e justiça espacial