Acervo / Artigos



ARTIGO - Matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável Brasília (DF) Abril de 2006


Este artigo aborda a Agroecologia como uma ciência que pretende contribuir para o manejo e desenho de agroecossistemas sustentáveis, em perspectiva de análise multidimensional (econômica, social, ambiental, cultural, política e ética).

Entendida a partir de seu enfoque teórico e metodológico próprio e com a contribuição de diversas disciplinas científicas, a ciência Agroecológica passa a constituir uma matriz disciplinar integradora de saberes, conhecimentos e experiências de distintos atores sociais, dando suporte à emergência de um novo paradigma de desenvolvimento rural.

Entretanto, na caminhada em direção ao desenvolvimento rural sustentável é necessário um conjunto de inovações tecnológicas, bem como novas abordagens dos problemas agrários contemporâneos, entendendo que não haverá agricultura ou desenvolvimento rural em base sustentável a margem de uma sociedade igualmente sustentável.

Na perspectiva de análise adotada, a diversidade sociocultural e ecológica aparece como um componente fundamental e nunca dissociável da incorporação de estratégias de ação apoiadas em metodologias participativas, elementos estes tão caros ao enfoque agroecológico.

Autor/Fonte: Francisco Roberto Caporal / José Antônio Costabeber / Gervásio Paulus :: Arquivos Agroecologia - Matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável Brasília (DF) Abril de 2006 - Francisco Roberto Caporal / José Antônio Costabeber /Gervásio Paulus



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar
Tags: Agroecologia,ecossistemas sustentáveis