Notícias / Notícias



Terra de Direitos é homenageada por fortalecimento da luta mulheres trabalhadoras rurais de Santarém (PA)


A organização foi reconhecida pelo comprometimento no fortalecimento da entidade das trabalhadoras rurais e pela luta por direitos

A assessora jurídica recebeu o certificado de uma das associadas da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém (Foto: Lanna Paula Ramos

Na sexta-feira (26) a Terra de Direitos recebeu um certificado de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em parceria com a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém (AMTR). A homenagem ocorreu no evento de comemoração dos nove anos da associação realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) em Santarém, no oeste do Pará.  

A Terra de Direitos atua a partir do assessoramento jurídico popular às entidades organizativas de povos e comunidades tradicionais em suas lutas coletivas para efetivação e garantia de direitos, como é o caso da AMTR. A entidade representa as mulheres trabalhadoras rurais de Santarém que resistem na luta por direitos territoriais e desenvolvem a prática da agroecologia, o artesanato, a criação de pequenos animais e a produção familiar diversificada.  

Martaa Campos, coordenadora da AMTR há três anos, afirma que nesses nove anos o apoio e colaboração de parceiros, como a Terra de Direitos, garantiu o fortalecimento, empoderamento e protagonismo das trabalhadoras. “Sem os parceiros a gente não consegue andar e não consegue ser visto. A nossa homenagem hoje é para agradecer. Um momento de agradecimento e gratidão a todos aqueles que nos fortaleceram nesses nove anos de AMTR”, declarou. 

O fortalecimento institucional de articulações, organizações e movimentos sociais, assim como de ações de agricultores e agricultoras que lutam pela justiça espacial e soberania alimentar são eixos de trabalho da Terra de Direitos. O reconhecimento dado à Terra de Direitos pela AMTR representa os resultados positivos do trabalho desenvolvido pela organização.  

“Ver o desenvolvimento de organizações como a AMTR, a cada dia mais fortalecidas na luta por direitos humanos das mulheres trabalhadoras rurais na Amazônia, renova o esperançar. É uma demonstração de que o trabalho de assessoria realizado pela Terra de Direitos está no caminho certo e já se pode perceber bons frutos”, pontua a assessora jurídica da Terra de Direitos, Suzany Brasil.   

O evento de celebração do aniversário da AMTR reuniu as trabalhadoras rurais associadas que estiveram em assembleia na parte da manhã para traçar os planos e objetivos para o ano de 2024 e a tarde celebraram o aniversário da entidade com a entrega de equipamentos para a produção agroecológica, homenagens a parceiros e momento cultural, com os parabéns e corte do bolo de aniversário.  

Dedicação à luta de trabalhadores rurais 

Esta homenagem foi a segunda recebida pela Terra de Direitos em reconhecimento ao trabalhado desenvolvido no assessoramento de trabalhadores rurais em Santarém.  

Em dezembro de 2023, no aniversário de 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (STTR), a organização também foi homenageada pela colaboração e dedicação em prol da luta pela efetivação dos direitos dos trabalhadores de Santarém.

Entrega do certificado à Terra de Direitos nos 50 anos do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Santarém (Foto: Lanna Paula Ramos)



Notícias Relacionadas




Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos