Notícias / Notícias



Após vazamento de suposto mandante do crime, Comitê Justiça por Marielle e Anderson cobra atualização oficial


(Foto: Agência Brasil)

Mais uma vez as famílias de Marielle Franco e Anderson Gomes foram surpreendidas por notícias sobre um suposto acordo de delação premiada com Ronnie Lessa um dos acusados pela execução do crime, que teria indicado um dos mandantes do brutal assassinato de Marielle e Anderson.

"Aguardamos que a delação traga avanços, mas destacamos que até agora não houve atualizações oficiais, e a validade depende da homologação pelo Superior Tribunal de Justiça", declarou em nota o Comitê Justiça por Marielle e Anderson - uma articulação que atua no caso coordenada pelo Instituto Marielle Franco, o qual a Terra de Direitos faz parte.  

 Confira a nota na íntegra: 

Nota pública acerca do andamento das investigações sobre os mandantes da execução de Marielle Franco e Anderson Gomes - JANEIRO 2024

Comitê 23/01/2024

Na manhã de hoje (23) as famílias de Marielle Franco e Anderson Gomes foram informadas pela imprensa sobre suposto acordo de delação premiada firmado com Ronnie Lessa, um dos acusados pela execução do crime - ainda não homologada pelo Superior Tribunal de Justiça - que teria indicado um dos mandantes do brutal assassinato de Marielle e Anderson.

O Comitê Justiça por Marielle e Anderson vê com preocupação o vazamento de informações que possam comprometer a condução das investigações e os ritos processuais adequados. Aguardamos com esperança que a delação de Ronnie Lessa apresente de fato novos elementos probatórios que representem um avanço significativo na busca por justiça. No entanto, é necessário ressaltar que, até o momento, não houve atualizações oficiais por parte das autoridades envolvidas, e a delação ainda precisa ser homologada pelo Superior Tribunal de Justiça para confirmar sua validade. As famílias reiteram seu apelo por responsabilidade na veiculação de informações sobre o caso, evitando usos de diversas ordens e finalidades. Não aceitaremos que o Caso Marielle e Anderson seja simplificado e interpretado apenas como objeto de disputas e interesses pessoais ou de grupos políticos.

Reafirmamos nosso compromisso com a verdade, a luta por justiça e a memória de Marielle e Anderson. Que o processo em curso respeite os trâmites e garantias legais e possa lançar luz sobre quem foram os mandantes desse crime que abalou não apenas nossas vidas, mas a sociedade brasileira e internacional como um todo. Este crime, que tirou a vida de Marielle e Anderson, não é apenas um ato de violência brutal, mas uma triste evidência da fragilidade de nossa democracia e do compromisso deficiente do Estado brasileiro com a proteção de defensoras e defensores dos direitos humanos.

Continuaremos lutando por justiça para que tenhamos respostas efetivas sobre quem mandou matar Marielle e por quê e para que o Estado garanta medidas de reparação para os familiares e medidas para que não se repita.

Marielle e Anderson não serão esquecidos.

Justiça por Marielle e Anderson!



Notícias Relacionadas




Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Democratização da justica e garantia dos direitos humanos