Notícias / Notícias



Processo movido em razão da morte de funcionário da Del Monte por efeito de agrotóxicos será novamente julgado no dia 13


Aplicação de veneno 2O recurso da empresa Del Monte na ação trabalhista que trata da morte do trabalhador rural Vanderlei Matos da Silva deve ser julgado na próxima quinta-feira (13). O julgamento terá início às 14h, e será realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, em Fortaleza/CE.

A empresa contesta a decisão tomada pela Justiça do Trabalho de Limoeiro do Norte em 2013, que determinou  que a Del Monte  pagasse à  Maria Gerlene dos Santos, viúva do funcionário morto uma indenização e verbas trabalhistas, que poderiam somar valor superior a R$350 mil.

Vanderlei Matos da Silva trabalhou durante três anos na Del Monte Fresch Produce Brasil LTDA, uma das maiores empresas de produção e comercialização de frutas do mundo, como preparador de soluções para agrotóxicos. O homem morreu em 2008, em razão de insuficiência renal aguda, hemorragia digestiva alta e insuficiência hepática aguda.

Segundo Cláudio Silva, advogado integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas) conseguiram demonstrar o nexo de causalidade entre o trabalho e a morte do trabalhador.

Segundo o advogado da Renap, nessa ocasião haverá a exposição dos argumentos dos advogados do trabalhador e da empresa, para então serem apresentados os votos dos desembargadores.

Cláudio considera que, pela repercussão, ineditismo e relevância do caso, a presença de pessoas que apoiam e atuam na questão será importante.

“Esperamos que seja confirmada a decisão vitoriosa da 1ª instância. Certamente isso será um importante precedente para milhares de casos de trabalhadores/as contaminados no trabalho com agrotóxicos em todos Brasil”, declara.



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar