Notícias / Notícias



Miguel Baldez: professor, advogado popular e jurista crítico ao lado de movimentos populares


Em homenagem, Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares destacam a defesa de Baldez por um direito insurgente.

Nesta quarta-feira (10) faleceu o professor, advogado popular, jurista crítico, referência fundamental na nossa formação como advogadas e advogados populares, Miguel Baldez. A Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (Renap) homenageia Baldez a quem foi responsável pela criação de grupos de assessoria jurídica popular. 

Em nota, a Renap destaca que Baldez sempre "convocava todas e todos a cumprir um dever ético ao fazer parte da luta dos movimentos populares e romper também as cercas do conhecimento jurídico", aponta um trecho. Além das atividades da docência, Miguel Baldez foi também procurador do Estado do Rio de Janeiro. 

:: Leia a íntegra da homenagem. 

 

HOMENAGEM DA REDE NACIONAL DE ADVOGADAS E ADVOGADOS POPULARES
No dia de hoje, lamentamos o falecimento de um companheiro imprescindível, Miguel Baldez, professor, advogado popular, jurista crítico, referência fundamental na nossa formação como advogadas e advogados populares, na construção da Renap na década de 1990 e de outros grupos de assessoria jurídica popular que nos antecederam, como o Instituto Apoio Jurídico Popular (AJUP), nos anos 1980.

Manifestamos nossa solidariedade à sua família e aos seus amigos mais íntimos. Sintam-se abraçados! Baldez nos deixa, mas se mantém vivo na nossa história e na nossa memória, como um militante socialista, que defendia a necessidade de construção de um “direito insurgente” com o protagonismo dos movimentos populares. Em especial, admirava a luta do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que rompia as cercas dos latifúndios e produzia esse novo direito na dialética da luta social. Baldez sempre atendeu com carinho a todos os convites para participar de debates e de reuniões e, com paixão revolucionária, convocava todas e todos a cumprir um dever ético ao fazer parte da luta dos movimentos populares e romper também as cercas do conhecimento jurídico.

É com tristeza, mas também com a alegria de termos partilhado muitos momentos de aprendizado e de afeto com nosso eterno mestre e companheiro Baldez, que nos despedimos nesse momento de dor, de luto e também de luta. Nossa melhor homenagem será sempre estar ao lado dos movimentos populares, na construção do direito insurgente e de uma sociedade sem cercas, socialista! Baldez, presente!
Hoje e sempre!



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos