Notícias / Notícias



Lançamento | Raquel Rolnik debate finaceirização da cidade no lançamento de livro em Curitiba, no próximo dia 11


Por Assessoria de Comunicação Terra de Direitos, com informações da editora Boitempo

Em Curitiba para o lançamento do livro ‘Guerra dos lugares – a colonização da terra e da moradia na era das finanças’, a urbanista Raquel Rolnik participará de um debate na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, no próximo dia 11 de agosto.

Na discussão, serão abordados os impactos da expansão da economia neoliberal globalizada nas políticas habitacionais e fundiárias, no que se considera um processe de “financeirização das cidades”.  Durante o debate será feito o lançamento do livro e a autora estará disponível para autógrafos.

‘Guerra dos Lugares’ traz a análise de transformações nas políticas habitacionais e fundiárias em diversos países do mundo. Através de registros, relatos e fotografias , a obra aponta como a financeirização das cidades impacta nos processos urbanos e afeta, principalmente, os mais vulneráveis.

Considerado pelo geógrafo britânico David Harvey como "Uma obra fantástica, uma denúncia devastadora", o livro foi construído a partir das reflexões da urbanista durante o período em que foi relatora para o Direito à Moradia Adequada da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2008 e 2014.

Em 2013, Rolnik apresentou ao Conselho de Direitos Humanos da ONU o relatório onde traz o conceito de segurança da posse como um componente do direito à moradia. Esse conceito está relacionado à garantia da proteção contra ameaças, assédios e remoções forçadas. A elaboração do documento ocorreu em emblemático período de despejos forçados relacionados à grande projetos e catástrofes naturais.

O lançamento do livro e o debate em Curitiba estão sendo organizados pela Terra de Direitos, e pelo Núcleo de Estudos de Direito Administrativo, Urbanístico, Ambiental e Desenvolvimento (Propolis) do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR em parceria com a editora Boitempo.

Não é necessária a inscrição prévia para a atividade. Acompanhe mais informações relacionadas no evento.
 

Sobre a autora

Urbanista especializada em política e gestão urbana, Raquel Rolnik é atualmente professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Ex-relatora especial para o direito à moradia adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU,  Rolnik já atuou como secretária nacional no Ministério das Cidades, como diretora de planejamento da cidade de São Paulo, e  consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em política urbana e habitacional. A urbanista é autora de livros como “A cidade e a Lei”, e mantém um blog relacionado a questões urbanas. Colabora também quinzenalmente com o jornal Folha de S. Paulo.
 

Serviço
Debate e lançamento do livro ‘Guerra dos Lugares’
 

Data: 11 de agosto de 2016, às 19h
Local: Faculdade de Direito da UFPR
Prédio Histórico  - Sala 200, Praça Santos Andrade, 50, Curitiba - PR
 

 Ficha Técnica da Obra:

Autora: Raquel Rolnik
Orelha: Flávio Villaça
Quarta capa: David Harvey e Vera Telles
Editora: Boitempo
Páginas: 424
Peso: 653 g
Ano de publicação: 2015
ISBN: 78-85-7559-460-5



Ações: Direito à Cidade

Eixos: Terra, território e justiça espacial