Notícias / Notícias



Evento sobre moradia e desenvolvimento urbano reúne representantes da América Latina e Caribe


Começou nessa quarta-feira (06) o II Fórum Latino-americano e do Caribe de Moradia Adequada, que acontece na cidade de Monterrey, no México. O evento, que irá até o dia 8, reúne representantes do Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Peru, Bolívia e El Salvador para discussão do tema “Moradia para a Vida”.

Com o propósito de debater o acesso ao solo urbano e a moradia apropriada à comunidade, o Fórum congrega ministros de Estado, gestores, prefeitos, pesquisadores, membros da sociedade civil e especialistas internacionais em políticas habitacionais.

A assessora jurídica da Terra de Direitos, Luana Xavier, está presente no evento. Nesta quinta-feira (7), Luana participou do bloco de debates sobre Solo, Moradia e Território. Nele, foram discutidos processos participativos de planejamento urbano a partir da perspectiva da sociedade civil. 

A advogada apresentou o projeto Mobiliza Curitibauma articulação composta por entidades e organizações que debatem a construção de uma cidade mais justa e igualitária. Neste último ano, a Frente vem acompanhando, propondo e monitorando conteúdos e processos relativos ao Plano Diretor de Curitiba.

No Fórum,  políticas e estratégias que respeitem condições sustentáveis na criação de novos espaços urbanos devem ser debatidos. Em relação a isso, deve ser proposta no evento uma nova agenda urbana para os próximos 20 anos.

A partir dos resultados do encontro, será elaborado documento com posicionamento e recomendações sobre os alinhamentos, linhas de ações e metas. Ele servirá de base para os governos latino-americanos para a participação na Conferência Habitat III, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, que irá acontecer em 2016.

Veja aqui a programação do Fórum.



Ações: Direito à Cidade

Eixos: Terra, território e justiça espacial