Notícias / Notícias



Denunciada pelo descaso com Lixão do Perema, prefeitura de Santarém (PA) criminaliza lideranças de movimentos


Moradores da região protestaram durante três dias para denunciar incêndio no lixão que já dura 3 meses

A decisão da 6ª. Vara Cível e Empresarial de Santarém em ação movida pela prefeitura do município para punir lideranças locais por conta de protestos contra o descaso do poder público revoltou movimentos populares da cidade. Em nota pública lançada no sábado (31), 26 entidades, movimentos e pastorais sociais manifestam apoio às lideranças criminalizadas, repudiam a forma como a prefeitura lidou com a crise e denunciam a falta de ações do governo municipal para solucionar a crise socioambiental provocada pelo lixão localizado na comunidade Perema.

Segundo relatos, um incêndio no lixão do Perema já dura ao menos três meses, e a fumaça tóxica tem afetado as comunidades da região. Como forma de denunciar a situação, moradores de cinco comunidades próximas interditarem durante três dias a entrada do local. Por conta dos protestos, a prefeitura do município moveu uma ação de Interdito Proibitório e apontou como organizadoras do protesto lideranças da cidade, que foram ao local a convite dos comunitários para verificar as denúncias sobre a situação do Perema. Foram réus do processo o membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Santarém, o padre Edilberto Sena, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gracivane Moura e a representante da União de Entidades Comunitárias de Santarém, Conceição Menezes.

Na manhã da sexta-feira (30), o juiz Laércio Oliveira Ramos atendeu o pedido da prefeitura e determinou a aplicação de multa de R$ 20 mil às três lideranças caso o protesto em frente ao lixão não fosse interrompido.

Além de repudiar a ação da prefeitura nesse episódio, os movimentos que assinam a nota lembram que o descaso envolvendo o lixão do Perema é antigo. “É certo [...] que não se tem dado cumprimento à lei que determinava nos anos de 2007 o seu tratamento adequado da parte dos municípios como aterro sanitário”, apontam. E indicam mais: “Lembramos que o atual prefeito, no início de seu primeiro mandato no ano de 2016, num seminário na UFOPA sobre saneamento básico, anunciou a ajuda, que numa viagem à Europa, tinha recebido do governo alemão para melhorar o saneamento básico da cidade, incluído o lixão de Perema. Ajuda que foi cortada porque numa vistoria do governo alemão constatou que não se tinha feito nada naquele lixão”.

No documento, os movimentos também reivindicam que o prefeito Nélio Aguiar (DEM) dialogue os comunitários para ver a forma de apagar o incêndio que continua produzindo gases tóxicos.  

A Terra de Direitos é uma das entidades que assina a nota.

Leia a nota completa aqui



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos

Eixos: Política e cultura dos direitos humanos