Notícias / Notícias



Campus Rebouças da UFPR recebe 19ª Jornada de Agroecologia entre 22 a 26 de junho, em Curitiba (PR)


Com mais de 20 shows e 30 oficinas e seminários gratuitos, a Jornada é um dos maiores eventos de Agroecologia do Brasil.

Foto: Leandro Taques

Feira de alimentos agroecológicos e orgânicos, apresentações culturais, shows de artistas locais e nacionais, oficinas, seminários, espaço de saúde e culinária. Tudo isso e muito mais estará reunido em Curitiba durante a 19ª edição da Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos brasileiros dedicados ao tema.

A Jornada será entre 22 a 26 de junho, no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná, bairro Rebouças - ao lado do shopping Estação. É a terceira vez que o evento acontece na capital do estado.

> Confira aqui a programação completa: https://jornadadeagroecologia.org.br/2022/06/13/programacao-geral-da-19a-jornada-de-agroecologia/

A Jornada é promovida a muitas mãos desde 2002, por organizações e movimentos sociais do campo e da cidade. Ao todo, são 68 organizações que constroem a Jornada de forma coletiva e em rede, com o lema comum: “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos! Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade e Colhendo Soberania Alimentar! Construindo o Projeto Popular para a Agricultura”.

Esta edição da Jornada ocorre em um cenário de desmonte de políticas ambientais, aumento da violência no campo, do desmatamento, da fome e do uso de agrotóxicos. Desde o início do governo Bolsonaro, quase 1.750 novos agrotóxicos foram liberados. Destes, 30% são proibidos na União Europeia. Também tramitam no Congresso Projetos de Lei que buscam fragilizar ainda mais a proteção do meio ambiente. Um deles é o “Pacote do Veneno”, em discussão no Senado, que busca flexibilizar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil.

Otto e A Banda Mais Bonita da Cidade são presenças confirmadas
A diversidade da cultura popular brasileira e paranaense estarão no palco e em diversos espaços da 19ª Jornada. São mais de 20 atrações culturais gratuitas, com música, teatro, dança, passando pela moda de viola, rap e pelo fandango caiçara.

Entre as atrações que prometem esquentar os dias frios do inverno curitibano está o show do cantor e compositor Otto, A Banda Mais Bonita da Cidade e o grupo Mandicuera, de Fandango Caiçara, direto do litoral paranaense.

Grande feira de alimentos agroecológicos e praça de alimentação
Alimentos saudáveis e fresquinhos, direto das mãos de quem produz. Essa é a marca da grande Feira da Jornada de Agroecologia. A estimativa é reunir cerca de 60 feirantes, vindos de todas as regiões do Paraná, de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

A diversidade da feira inclui alimentos in-natura, entre grãos, hortaliças, frutas; derivados de leite, da cana de açúcar, mel, suco; artesanatos; panificados e uma centena de produtos variados. O colorido e a qualidade da produção virá de assentamentos e acampamentos da reforma agrária, de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da economia solidária.

No espaço Culinária da Terra, pratos típicos do sul do país para todos os gostos estarão à venda a preços populares. Entre as receitas garantidas estão vaca atolada, frango com polenta e palmito, porco no tacho, pirão de galinha caipira, e pratos de festa junina.

Foto: Arquivo MST

Mais de 30 oficinas prática e seminários gratuitos
Cerca de 20 oficinas práticas e 10 seminários temáticos estão previstos para ocorrer ao longo de todos os dias da programação. Entre os conferencistas estão o filósofo Leonardo Boff, Pastor Henrique Vieira e Adriana Oliveira, do MST e do coletivo Marmitas da Terra. O reitor da UFPR, professor Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, também participará de uma das conferências.

A programação de oficinas inclui “Preparação de Caldas Agroecológicas”, “Abelhas Nativas – Confecção de iscas e extrato de própolis”, “Uso Sustentável do Bambu”, entre muitas outras.

Também haverá Espaço da Saúde Popular, com atendimentos terapêuticos e oficinas; feira de Sementes Crioulas com comercializadas, trocadas e partilhadas; exposição “Charges pela Agroecologia”, com imagens de 34 chargistas, caricaturistas e ilustradores de 13 estados brasileiros e de cinco outros países - Polônia, Espanha, México, Palestina e Bélgica; Exposição “Agroecologia e Solidariedade”, com imagens de partilhas de milhares de quilos de alimentos desde o início da pandemia da covid-19.

Seminário Conhecimentos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Agroecologia
A Terra de Direitos, conjuntamente com parceiros, também realiza uma atividade na Jornada. Construção conjunta de organização, ABAI, Grupos de extensão e pesquisa da UFPR: EKOA, GETUK, MAJUP Isabel da Silva/PLANTEAR, Enconttra/PLANTEAR, a atividade conta com partilhas de experiências e de práticas de agricultura, cultura e da sociobiodiversidade por representantes de povos e comunidades tradicionais do Paraná. A agenda acontece no dia 24 (sexta), às 9h no Campus Rebouças, da Universidade Federal do Paraná (Av. Sete de Setembro, 2645).

Campanha de financiamento coletivo
Uma campanha de financiamento coletivo busca apoio para garantir transporte, parte da infraestrutura e materiais desta edição. As doações serão retribuídas com recompensas como cartão postal personalizado, canecas, bonés, aventais e a famosa cachaça Camponesa.

Como parte da arrecadação de recursos, neste sábado (18) será realizado o “Arraiá da Jornada”, com direito a shows, bingo, comidas típicas, quadrilha, casamento caipira e outras brincadeiras juninas. A festa é voltada para todas as idades e toda a família. A animação da festa fica por conta dos shows do grupo de forró Fole Variado, da banda Matula Roots, e da dupla Erika e Renato. Será das 14h às 23h, na Chácara do SINDJUS, na Av. Professor Alberto Piekarz, 2360 – Colônia Vila Prado – Almirante Tamandaré.

Também haverá doação de alimentos na manhã de sábado (25) para comunidades em situação de vulnerabilidade de Curitiba.



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar

Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar