Notícias / Notícias



Campanha Mobiliza Curitiba | Ciclovias ao longo das canaletas


Mobilidade 1Ciclovias ao longo das canaletas

 

 


O uso utilitário da bicicleta depende da existência de estrutura cicloviária nos eixos de desenvolvimento da cidade!

Se quisermos que o trabalhador e o estudante utilizem a bicicleta como meio de transporte é necessário instalar estrutura cicloviária nos eixos estruturais de Curitiba.

Os eixos estruturais conduziram e conduzem o desenvolvimento da cidade. Ao longo desses eixos, o zoneamento é diferenciado e permite a construção de prédios altos, com forte adensamento populacional. O comércio também se instala ali. Em quase todo o seu desenho, há vias exclusivas para o transporte público, vias de acesso local e vias rápidas nos sentidos bairro e centro. Trata-se, portanto, de espaço privilegiado da cidade.

É sintomático que sempre vejamos ciclistas arriscando-se nas canaletas do ônibus expresso: as canaletas são caminhos úteis, necessários, diretos! Mas o Plano Diretor não prevê estrutura para o ciclista nos eixos estruturais! Precisamos mudar essa realidade.

Para que as bicicletas realmente sirvam à mobilidade cotidiana e utilitária, e não apenas ao lazer e ao esporte, tais áreas da cidade precisam ser amigas do ciclista. Ao longo das vias lentas, que margeiam as vias exclusivas para ônibus, é necessária a instalação de estrutura que favoreça a ciclomobilidade e traga segurança ao ciclista.

Saiba mais da campanha

Campanha Mobiliza Curitiba | Regularização Fundiária Gratuita

Campanha Mobiliza Curitiba | Gestão Democrática da Cidade

 

 



Ações: Direito à Cidade

Eixos: Terra, território e justiça espacial