Notícias / Notícias



Ato defende a vida e cobra justiça no marco de 22 anos do assassinato de Antônio Tavares, no Paraná

29/04/2022 Assessoria de comunicação MST

Mobilização no dia 02 de maio, em Campo Largo, ocorre nas proximidades do local em que o camponês foi morto pela polícia há 22 anos. A ação pela responsabilização do Estado brasileiro tramita na Corte Interamericana.

 

Monumento em homenagem a Antônio Tavares e às vítimas do latifúndio. Foto: Wellington Lenon

Na próxima segunda-feira (02/05), será realizado um ato para homenagear o trabalhador rural Antônio Tavares, que foi assassinato neste mesmo dia há 22 anos, pela Polícia Militar do Paraná, em 2000. O ato está programado para acontecer no monumento em homenagem ao companheiro, em Campo Largo (PR), no KM 108 da BR 277, nas proximidades onde ocorreu o assassinato, e deve reunir integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), sindicatos, organizações e coletivos de direitos humanos. 

A ação ocorre no contexto em que a Corte Internacional de Direitos Humanos determinou que o Estado brasileiro proteja o monumento em memória ao companheiro Antônio Tavares e à luta pela Reforma Agrária.

“O monumento é um monumento vivo feito de concreto e ferro, mas transpira o suor e o sangue da militância perseguida e assassinada pelo latifúndio e pelo aparato de segurança do Estado do Paraná. Queremos que a Corte Interamericana de Direitos Humanos assegure o tombamento e pressione o Estado brasileiro a avançar na Reforma Agrária”, comenta Roberto Baggio, da direção Nacional do MST.

A decisão da Corte reconhece o risco iminente de dano que o monumento projetado pode sofrer devido à ameaça de remoção feita pela empresa Postepar, que fica no local onde o monumento foi colocado. Pelo risco de danos ao monumento, a Corte decidiu em junho de 2021, em caráter liminar, que a obra deve ser mantida no mesmo local até finalização da tramitação do processo. O monumento foi projetado por Oscar Niemeyer e construído em 2001 pelos trabalhadores sem terra, em memória a Tavares e demais feridos durante ação da polícia.

O caso Antônio Tavares ainda aguarda a definição de data para que a Corte Interamericana convoque uma audiência pública. Essa audiência está prevista para ocorrer durante o 149ª Período de Sessão Ordinária da Corte IDH entre 13 de junho e 1 de julho.

“Esperamos que a tramitação do caso perante a Corte possibilite a discussão na esfera internacional e sob o paradigma dos direitos humanos, de problemas estruturais que afetam a população camponesa no Brasil, e que tem sido agravados no último período, como: distribuição desigual da terra e paralisação da política pública de Reforma Agrária, impunidade dos crimes cometidos contra defensores/as de direitos humanos no campo, aumento da criminalização da luta pela reforma agrária no Brasil, criminalização do direito ao protesto, violações decorrentes da forma de funcionamento da jurisdição militar, dentre outros”, comenta Camila Gomes, assessora jurídica da Terra de Direitos.

Por ser um dos casos mais conhecidos da violência contra trabalhadores, é de suma importância que a Corte reconheça a ausência de responsabilidade por parte do Estado neste caso. Vinte e dois anos se passaram e o Estado ainda não adotou qualquer medida para a reparação das violações. 

Ainda sobre o caso, Camila afirma que “assim como a impunidade em relação a um caso de tamanha importância e com um expressivo número de vítimas estimula a impunidade dos crimes no campo, a responsabilização do Estado brasileiro na esfera internacional transmite a mensagem oposta, de que lutar por direitos não é crime”.

Relembre sobre o assassinato de Antônio Tavares
No dia 2 de maio de 2000, cerca de dois mil trabalhadores rurais sem terra seguiram em caravana do interior do Paraná para Curitiba, capital do estado, para participar da Marcha do Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras organizada pelo MST. A concentração seria no Parque Barigui e sairia em direção à sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para fazer a entrega da pauta de reivindicações.

As caravanas, ao chegarem na cidade de Campo Largo, na BR-277, foram paradas por cerca de 1.500 policiais militares e foram recebidas com violência pela polícia militar do Paraná. O massacre se deu nesse trajeto, onde sob o comando do então governador Jaime Lerner, os policiais bloquearam a passagem da caravana e antes de qualquer negociação os policiais atiraram com bala de borracha em direção aos trabalhadores (as).

 



Ações: Conflitos Fundiários
Casos Emblemáticos: Antonio Tavares
Eixos: Terra, território e justiça espacial