Notícias / Notícias



20 anos da RENAP: quem constrói a manhã desejada


A advogada popular da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP), Ludmila Cerqueira Correia, conta no texto "20 anos da RENAP: quem constrói a manhã desejada" como conheceu a advocacia popular ainda na faculdade, destacando a importância deste trabalho  junto aos movimentos sociais, aos grupos subalternizados e às organizações de direitos humanos. 

Segundo o relato de Ludmila, integrar asatividades de extensão jurídica popular durante a vida universitária, consequência da grande incidência de profissionais de advocacia popular na academia, que estão ocupando cada vez mais espaço das universidades, sobretudo nos cursos de direito, influencia as escolhas pela advocacia popular e contribui para a formação de mais estudantes que têm se engajado na extensão jurídica popular. 

Assim, a comemoração dos seus 20 anos de existência da RENAP serve para refletir e debater sobre a relação entre a educação jurídica e as práticas da advocacia popular hoje, como destaca a autora. Confira o texto completo:

20 anos da RENAP: quem constrói a manhã desejada

 

 

 

Conheci a RENAP ainda estudante de Direito na Bahia, quando participava do Projeto de Assessoria Jurídica Popular na Universidade Católica do Salvador. Esse projeto congregava estudantes e professores de Direito e de Serviço Social, que prestavam assessoria jurídica popular a uma associação de moradores de uma ocupação urbana em Salvador que lutava pelo direito de morar. Aqui é preciso registrar a importância da série O Direito Achado na Rua e da Revista de Direito Alternativo, leituras imprescindíveis nos nossos grupos de estudos à época. Nas atividades de formação que participávamos e, mais adiante, nos encontros regionais e nacionais da Rede Nacional de Assessorias Jurídicas Universitárias (RENAJU), sempre ouvíamos falar dessa “tal de RENAP”.

Assim também foi quando comecei a participar de atividades e cursos promovidos pela Associação de Advogadas/os de Trabalhadoras/es Rurais no Estado da Bahia (AATR-BA), que já integrava a RENAP. Aqui faço menção a dois associados da AATR (abrangendo os demais), pela sua grande contribuição, garra e compromisso na advocacia popular e nas lutas do povo: Marília Lomanto e Cloves Araújo, com os quais tive o prazer de trabalhar na Universidade Estadual de Feira de Santana.

O encontro com a RENAP aconteceu mesmo nos encontros da Confederação do Equador. Ali pude conhecer e reconhecer companheiros e companheiras da advocacia popular no nordeste, que atuavam em diversas áreas. Além disso, foram encontros em que havia a participação de estudantes, entendendo que ali também era espaço de formação e de troca de experiências. Em seguida, pude participar, finalmente, dos encontros nacionais da RENAP. Encontros de gerações diversas, de novos temas que também fazem parte da assessoria jurídica popular, de mais e mais advogadas populares na Rede, de mais estudantes (com destaque para a turma Elizabeth Teixeira, da UEFS), de confraternização e festa, de partilha e solidariedade, de angústias e sonhos, de pandeiro e violão... E tudo isso com a mística que aprendemos e congregamos com os movimentos sociais.

Certa vez, ouvi uma colega advogada popular falar numa tal “professorização da RENAP”. Aquilo ficou martelando na minha cabeça, mas a ideia aqui não é problematizar o significado e a extensão dessa expressão. O fato é que muitas e muitos de nós, cada vez mais, estamos ocupando o espaço das universidades, sobretudo nos cursos de Direito, e contribuindo para a formação de mais estudantes que têm se engajado na extensão jurídica popular, com destaque para as AJUPs; influenciando novos conteúdos e formas para os projetos político-pedagógicos dos cursos de Direito; fazendo a diferença com propostas mais ousadas para os Núcleos de Prática Jurídica; criando novas linhas de pesquisa, com destaque para a pesquisa engajada, nos Programas de Pós-Graduação em Direito e em Direitos Humanos; mobilizando, organizando e formando mais turmas especiais de Direito para beneficiários da Reforma Agrária,através do PRONERA; enfim, ampliando as trincheiras das lutas com mais advogadas e advogados populares.

Muitos de nós que integramos a Rede podemos testemunhar o quanto as atividades de extensão jurídica popular universitária nos formaram e nos influenciaram para as nossas escolhas pela advocacia popular junto aos movimentos sociais, aos grupos subalternizados e às organizações de direitos humanos. Assim, na comemoração dos seus 20 anos de existência, também é papel da RENAP refletir e debater sobre a relação entre a educação jurídica e as práticas da advocacia popular hoje.

E é por isso que eu canto com Gonzaguinha...

“Eu acredito é na rapaziada
Que segue em frente e segura o rojão
Eu ponho fé é na fé da moçada
Que não foge da fera e enfrenta o leão
Eu vou à luta com essa juventude
Que não corre da raia a troco de nada
Eu vou no bloco dessa mocidade
Que não tá na saudade e constrói
A manhã desejada...”

*Ludmila Cerqueira Correia é advogada popular, extensionista e pesquisadora. Professora do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPB, onde integra a coordenação do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFPB. Associada da AATR-BA. Integrante da RENAP, do IPDMS e do Grupo de Pesquisa O Direito Achado na Rua (UnB). 

 



Notícias Relacionadas


30/09/2015  •  Democratização da Justiça +

RENAP: 20 anos de história!

15/07/2014  •  Defensores e Defensoras de Direitos Humanos +

OAB-CE | OAB-CE e Renap discutem sobre proteção dos defensores de Direitos Humanos
Por Terra de Direitos



Ações: Democratização da Justiça

Eixos: Democratização da justica e garantia dos direitos humanos