Acervo / Publicações



Cartilha Por que o Brasil precisa de uma lei para redução dos agrotóxicos?


Há muitos anos o Brasil optou por um modelo de agricultura que hoje conhecemos como agronegócio. Esse modelo está baseado principalmente em dois pilares: latifúndio e monocultivo.

Esta dupla tem como uma das principais consequências a alta dependência de insumos, como fertilizantes químicos, sementes híbridas ou transgênicas, maquinário pesado e, principalmente, os agrotóxicos.

O plantio de uma só cultura em grandes extensões de terra acarreta a perda da biodiversidade e o enfraquecimento do solo. Esse ambiente se torna favorável à multiplicação de determinados insetos e plantas, levando ao uso massivo de agrotóxicos. Os agrotóxicos, por sua vez, enfraquecem ainda mais o solo, o que resulta em mais fertilizantes químicos, que

deixarão as plantas ainda mais suscetíveis. Nessa espiral química, a agricultura torna-se cada vez mais dependente dos agrotóxicos e, com isso, a intoxicação das pessoas e a contaminação ambiental é também multiplicada.

No material produzido pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com apoio da Terra de Direitos – integrante das articulações – é apresentado a evolução da vendas de ingredientes ativos de agrotóxicos e intoxicações por agrotóxicos no Brasil, a contaminação de água e alimentos, os impactos para a saúde humana e as iniciativas no âmbito federal, estaduais e municipais para redução dos agrotóxicos e fortalecimento da produção de alimentos de base agroecológica.

A cartilha, elaborado de forma sintética e didática, é um instrumento formativo e informativo para grupos e indivíduos que buscam fazer frente ao alinhamento entre Estado e agronegócio que, não apenas estimula como garante as condições para ampliação da presença e poder do mercado dos agrotóxicos no país.

:: Acesse a cartilha

 

Ficha técnica:
Cartilha Por que o Brasil precisa de uma lei para redução dos agrotóxicos?

Realização: Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)
Diagramação: Sintática Comunicação

 



Ações: Biodiversidade e Soberania Alimentar
Eixos: Biodiversidade e soberania alimentar