Notícias / Agenda



Seminário Fronteiras de Luta deve fortalecer lutas de defensores/as de direitos humanos no Brasil



Somente em 2016, inúmeras ameaças a defensoras e defensores dos Direitos Humanos foram registradas no Brasil, contabilizando 55 assassinatos em todo o país. Diante da gravidade deste cenário, o assunto já foi objeto de informes e denúncias à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ao trazer o tema para o debate público, o Seminário "Fronteiras de Luta" pretende fortalecer a luta em defesa dos Direitos Humanos, dar visibilidade à crescente ameaça ao direito de protesto no Brasil, garantir a defesa daquelas e daqueles que lutam por direitos e enfrentar a crescente criminalização dos movimentos sociais. A atividade será realizada em Brasília, no dia 23 de novembro. Na parte da tarde, uma mesa de debates discutirá a situação dos Direitos Humanos no Brasil; durante a noite, outra mesa debaterá a necessidade de fortalecer a luta pelos Direitos Humanos em tempos de retrocessos.

Já estão confirmadas as presenças do Deputado Federal Jean Wyllys, de uma advogada popular da Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia, lideranças indígenas e comunitárias e representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - MTST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, Movimento pela Soberania Popular na Mineração e do Movimento Secundarista de São Paulo.

O Seminário “Fronteiras de Luta” é organizado pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, que desde 2004 reúne organizações da sociedade civil e movimentos sociais com o objetivo de dar visibilidade e encaminhamento às denúncias de ameaças às defensoras e defensores de Direitos Humanos e acompanhar a implantação e consolidação do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH).

Confira a programação:
 


Seminário Fronteiras de Luta
Data: 23 de novembro
Horário: 14h
Local: Faculdade de Direito
Universidade de Brasília

>> Confirme presença no Facebook



Ações: Defensores e Defensoras de Direitos Humanos
Eixos: Política e cultura dos direitos humanos



Próximos

Eventos