Sebastião Camargo Filho

18/11/2012
Terra de Direitos

Sebastião Salgado O assassinato de Sebastião Camargo Filho compõe o cenário de grande violência no campo vivido no período do governo Jaime Lerner no Paraná. O trabalhador sem terra foi morto no dia 7 de fevereiro de 1998, aos 65 anos, quando uma milícia privada ligada a ruralistas despejou ilegalmente famílias acampadas na Fazenda Boa Sorte, na cidade de Marilena, Noroeste do estado.O crime ocorreu em fevereiro de 1998, durante um despejo ilegal em uma fazenda já declarada como improdutiva pelo INCRA.

Apesar do amplo material levantado acerca do assassinato, o processo criminal permaneceu em fase de instrução inicial e vários crimes prescreveram pela demora da investigação. As violações ocorridas do direito à vida, às garantias judiciais e à proteção judicial que marcaram o assassinato do trabalhador sem terra levaram a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) a responsabilizar o Estado Brasileiro pelo crime, em 2011, 13 anos após o assassinato.

No dia 22 de novembro, Marcos Prochet, quarto réu no processo do assassinato do trabalhador sem terra Sebastião Camargo, foi condenado a 15 anos e nove meses de prisão pelo assassinato de Sebastião Camargo. Prochet era presidente da União Democrática Ruralista-UDR quando ocorreram os fatos.

Além de Prochet, em novembro de 2012 outros dois acusados de participação no crime foram condenados: Teissin Tina, ex-proprietário da fazenda Boa Sorte, onde o agricultor foi morto, recebeu condenação de seis anos de prisão por homicídio simples; e Osnir Sanches foi condenado a 13 anos de prisão por homicídio qualificado e constituição de empresa de segurança privada, utilizada para recrutar jagunços e executar despejos ilegais.

No mês de julho de 2013, o Ministério Público do Paraná também denunciou por suspeita de participação no crime o ruralista Tarcísio Barbosa de Souza, presidente da Comissão Fundiária da Federação de Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, ligada à Confederação Nacional da Agricultura – CNA. O ruralista é ex-tesoureiro da União Democrática Ruralista – UDR e ex-vereador em Paranavaí pelo partido Democratas (DEM).

>> Repercussão nos veículos de comunicação

Folha de S. Paulo: Fazendeiro é condenado à prisão por morte de sem-terra no Paraná
O Globo: Após 14 anos, assassinos de sem-terra são condenados no PR
EstadãoApós 14 anos, assassinos de sem-terra são condenados no PR
R7 Notícias: Assassinos de sem-terra são condenados no PR
Bandnews: MP-PR deve recorrer de sentença de um dos acusados de participar de assassinato de sem terra em 98
Notícias UOLAssassinos de sem-terra são condenados no PR

Gazeta do Povo

26/11/2012 - Suspeitos de matar trabalhador sem-terra vão a júri popular
27/11/2012 - Julgamento de acusados de matar sem-terra entra em fase de defesa
28/11/2012 - Júri Popular condena dois homens pela morte de sem-terra em Marilena

RPC TV
27/11/2012 - ParanáTV 1ª Edição - Só dois acusados de morte de sem terra estão sendo julgados hoje
28/11/2012 - ParanáTV 1ª Edição - Júri condena dois à prisão por morte de sem terra
28/11/2012 - ParanáTV 2ª Edição - Termina julgamento de dois réus que participaram da morte de sem-terra

>> Veja a relação completa aqui


Decisões Emblemáticas